A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) lança nesta segunda-feira, dia 9, às 10h30, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, que fica no Centro de Goiânia, o Programa de Desenvolvimento Goiás Mais Competitivo
Brasil dobrou em um ano sua capacidade eólica
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a fonte de produção por meio de ventos subiu de 2.877 MW para 5.833 MW desde abril de 2014
O Brasil está investindo mais na energia elétrica gerada a partir dos ventos, a chamada produção eólica. A capacidade instalada dessa fonte saltou 103%, passando de 2.877 MW (megawatts) para 5.833 MW entre abril de 2014 e de 2015. Os dados constam do Boletim Mensal de Monitoramento do Setor Elétrico.
Os números mostram uma aposta firme em fontes renováveis e não poluentes. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o crescimento da fonte eólica ficou bem acima do aumento global do setor elétrico. Em um ano, a capacidade total do Brasil aumentou 6% (de 128,3 mil para 135,9 MW).
Curso de Síndico com Ênfase em Gestão de Condomínios no Lago Sul e Jardim Botâncio
Aulas são ministradas por síndicos, advogados, contadores, administradores, comunicadores, síndicos e engenheiros e abordam temas como legislação de condomínios, noções de contabilidade, noções de administração, engenharia, comunicação, eventos e sustentabilidade.
Com o objetivo de apoiar a gestão do síndico e aumentar a profissionalização do síndico e funcionários de condomínios a Associação de Síndicos e Subsíndicos do Distrito Federal e Região Metropolitana criou dois programas um voltado para a qualificação e profissionalização de síndicos e futuros síndicos profissionais chamado de “Escola de Síndicos”, já o outro programa da associação é o “ Qualifica Condomínios” que visa a qualificação e requalificação de pessoas que trabalham ou que pretendem trabalhar em condomínios.
Pesquisa da CNI/Ibope mostra que aprovação ao governo Dilma caiu para 12%
Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI e divulgada hoje (1º) pelo Ibope indica que o percentual de pessoas que avaliam o governo da presidenta Dilma Rousseff como ótimo ou bom caiu 28 pontos pencentuais, passando de 40% em dezembro de 2014 para 12% em março deste ano.
De acordo com os dados, o percentual que avalia o governo como ruim ou péssimo subiu de 27% para 64%, uma diferença de 37 pontos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de março, envolvendo 2.002 entrevistados maiores de 16 anos em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é 95%.
Em comparação a outros governos, o de Dilma registra, no início do primeiro mandato, a menor porcentagem (12%) de pessoas avaliando a administração como ótima ou boa desde 1995. Em 2011, ela mesma registrou 56%. O de Lula alcançou 49% em 2007 e 51% em 2003. O governo Fernando Henrique Cardoso obteve 22% em 1999 e 41% em 1995.
Também foi o menor percentual (19%) da maneira de governar. em 2011, a própria Dilma registrara 73%. Lula teve 65% em 2007 e 75% em 2003. Fernando Henrique atingiu 35% em 1999 e 63% em 1995.
Em março, o percentual de pessoas avaliando o governo como regular chegou a 23%. Em dezembro, foi a 32%. Tanto em dezembro quanto em março, 1% não sabiam ou não responderam à pesquisa.
A pesquisa mostra que 78% desaprovam a maneira de governar de Dilma, enquanto 19% aprovam. Respectivamente, a variação atingiu 37 pontos percentuais para mais e 33 para menos. Outros 4% não sabem ou não responderam. O percentual dos que desaprovam o governo é o maior desde o início de 2011, quando, em março, 73% aprovavam o governo da presidenta.
Balança comercial registra em março primeiro superávit mensal de 2015
Em março, exportações superaram importações em US$ 458 milhões.
No trimestre, porém, houve déficit comercial de US$ 5,55 bilhões.
Em março, as exportações superaram as importações em US$ 458 milhões, resultando em superávit da balança comercial brasileira. Foi o primeiro mês deste ano no qual as transações comerciais ficaram no azul, com mais vendas externas do que compras do exterior. Também foi o maior saldo positivo para março desde 2012 (+US$ 2 bilhões).
Em janeiro, a balança comercial registrou déficit (com mais importações do que vendas externas) de US$ 3,17 bilhões e, em fevereiro, o resultado ficou negativo em US$ 2,84 bilhões. Já em dezembro do ano passado, o saldo foi superavitário em US$ 293 milhões.
Segundo o governo, as exportações somaram US$ 16,97 bilhões em março, com queda de 16,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, por conta da queda das vendas de básicos (-29,7%) e manufaturados (-6,1%). Por outro lado, os produtos semimanufaturados registraram aumento de 8,8% nas vendas externas em março.
Do lado das importações, que totalizaram US$ 16,52 bilhões em março, houve recuo de 18,5% frente ao mesmo mês de 2014 por conta da retração de compras de todas as categorias de produtos do exterior. Os combustíveis e lubrificantes registraram queda de 28% nas importações, as matérias-primas e intermediários de 18,8%, os bens de capital de 16,3% e os bens de consumo de 13,7%.
"É uma trajetória esperada para a balança [superávit em março], porque começa a entrar a safra. A gente viu um movimento mais forte para a soja nas duas últimas semanas do mês [passado]. Fez reverter o déficit do mês. Só nessa última semana, a gente teve 840 mil toneladas de soja exportada. A gente espera um forte volume para os próximos meses", declarou o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão.
Síndico profissional em Santo Antonio
O Síndico
Paulo Roberto Melo é um Síndico Profissional preparado para administrar condomínios dos mais diversos padrões e níveis de complexidade. A sua experiência permite solucionar todas as situações de gestão condominial. Sua história começou por acaso em dezembro de 2011, quando assumiu o Condomínio Edifício Anya, sendo que no 1º semestre de 2012 vendo a necessidade de especialização conseguiu a criação do curso de formação de síndicos oferecido pela administração de Brasília, com essa ideia ele fez o curso sendo aluno destaque, se tornou coordenador do curso já na segunda turma é fez outras seis turmas do curso como coordenador formando mais de mil pessoas nos cursos de formação para síndicos.
Participou de vários cursos, palestras e eventos relacionados com administração de condomínios, destacando-se no Encontro Nacional de Administração de Condomínios em Salvador em 2012 e Brasília em 2013, quando ganhou o prêmio DESTAQUE de 2012, pela implantação em seu condomínio o Projeto Eco Óleo. Atualmente é presidente da Associação de Síndicos e Subsíndicos do Distrito Federal e Região Metropolitana - ASSOSÍNDICOS/DF, hoje associação importante no DF que já conta com aproximadamente três mil síndicos associados por livre espontânea vontade, na ASSOSÍNDICOS/DF ele lançou é está em funcionamento mais de 18 programas que beneficia do síndico aos funcionários de condomínios. Paulo atua hoje no Condomínio do Edifício Anya na Asa Sul e no Condomínio do Edifício Athenas em Taguatinga.
Caminhos para a redação nota 10 no Enem
A redação é uma das principais preocupações de quem faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela vale mil pontos e é determinante na classificação do candidato. Com o tempo contado para escrever o máximo de 30 linhas, o participante deve estar preparado para falar sobre assuntos de ordem social, política ou cultural, em um texto dissertativo-argumentativo. No ano passado, o tema foi Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Este ano, diversos episódios, como as manifestações de 2013, a falta de água em São Paulo, discriminação racial, entre outros, podem ser abordados.
Aplicada no segundo dia do exame — no próximo domingo — , a redação divide espaço com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. O concorrente a uma vaga no ensino superior terá 5 horas e 30 minutos para concluir todas as questões objetivas e escrever o texto. Por isso, é preciso estar preparado. Os argumentos e uma proposta de intervenção voltada para o lado social podem garantir uma boa nota.
O Correio ouviu quatro estudantes do ensino médio para saber sobre o que eles gostariam de escrever na redação. Os alunos falaram sobre favelização, escassez de água, crise energética e representatividade da mulher na sociedade brasileira. Quatro professores deram sugestões de como eles poderiam fazer boas redações com os temas. Os modelos podem servir de base para quem fará o exame.
Itens imprescindíveis
Cinco critérios utilizados para
avaliação na redação do Enem:
» Ter pleno domínio da língua portuguesa, sobretudo da forma escrita.
» Compreender o tema proposto na redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto. É importante respeitar os limites estruturais do texto dissertativo.
» Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um
ponto de vista.
» Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
» Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fique atento
1º dia — 8 de novembro
Ciências humanas e da natureza e suas tecnologias
2º dia — 9 de novembro
Linguagens, redação e matemática e suas tecnologias
Possíveis assuntos
Participante
Rebeca do Valle Azambuja, 17 anos, estudante do 3º ano
do Sigma
Curso de interesse: psicologia
Tema sugerido: favelização
“A favelização é um problema presente em muitas cidades do Brasil. O governo não investe na estrutura necessária para evitar o problema. Como temos que propor uma intervenção, seria um bom tema para tratar a área social. Para treinar a redação, escrevi sobre diversos temas. Nessa reta final, vou somente me informar, mas não escreverei mais textos.”
Professor
Eli Guimarães atua na área de redação e português do Sigma
“O participante do Enem precisa saber claramente que construirá um texto com forte tradição de estrutura, linguagem, de recursos argumentativos. A introdução da redação deve situar o leitor sobre o tema. No caso da favelização, é preciso falar sobre o processo de urbanização desordenado que gera o fenômeno. Situar o leitor diante desse recorte e esclarecer logo no começo o que é a favelização.
Num segundo momento, o candidato deve apresentar quais são as causas da favelização. Depois, as consequências. No desenvolvimento do texto, deve tratar a causa e o efeito. É importante ainda mostrar ao leitor como a favelização é tratada pelo poder público, como os agentes governamenatais agem em relação as favelas. Isso pode ser feito do ponto de vista da educação, da segurança, do lazer, das opções culturais. A pessoa pode usar os conhecimentos em geografia, história e sociologia para fazer isso.
Por fim, indicaria conclusões dentro do eixo argumentativo. Mostrar como a segurança, a saúde, a educação, o lazer e a área cultural são tratadas e sugerir propostas de intervenção. Indicar o que a favela precisa e planejar uma ação política no sentido de levar recurso, bem-estar, de fazer uma ocupação positiva da favela, não só com policiais.”
Participante
João Fiuza, 17 anos, estudante do 3º ano do Galois
Curso de interesse: psicologia ou engenharia de produção
Tema sugerido: crise energética
“A crise energética no país é um bom tema a ser abordado. Gostaria de escrever sobre ele, pois teria muito a dizer. Poderia começar com a usina hidrelétrica de Cantareira, em São Paulo, que está muito abaixo do limite. Para me preparar, fiz uma redação por semana no início do ano e depois aumentei o ritmo. Nesta reta final, me manterei antenado, mas não escreverei mais nada. Só vou ler jornais e assistir filmes mesmo.”
Professor
Coordenador de língua portuguesa e redação do Galois, Rafael Riemma
“A introdução pode começar com uma estrutura sobre a crise no sistema energético causada pela escassez de chuvas e pela má gestão de recursos hídricos. Isso já abre uma possibilidade de abordar o tema. A principal fonte de energia no país é a hidrelétrica. Vamos começar atacando este ponto. Pode-se dizer que um país com o tamanho do Brasil não pode ficar na dependência de chuva para atender a população. Por isso, é importante investir na gestão de recursos hídricos. Falar sobre a má gestão tanto no aspecto cultural quanto comportamental.
No segundo parágrafo, o participante pode defender que, diante desse cenário, é importante trabalhar a conscientização da população por meio de campanhas educativas, benefícios fiscais, orientação sobre a duração de banhos, entre outros. Além disso, dizer que o governo precisa investir em fontes de energias alternativas, como a eólica e a oriunda da biomassa.
A argumentação não pode ficar presa ao texto motivador. O estudante tem que expandir. Neste momento, pode citar outros países onde a tecnologia que sugeriu foi bem sucedida. A proposta de intervenção, que já começou no desenvolvimento, deve propor um trabalho de parceria entre população e governo em relação ao consumo ecológico, sustentável da água. Propostas de solução solidária. Todo problema do Enem é social.”
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