Páginas

Síndico profissional em Santo Antonio

O Síndico

Paulo Roberto Melo é um Síndico Profissional preparado para administrar condomínios dos mais diversos padrões e níveis de complexidade. A sua experiência permite solucionar todas as situações de gestão condominial. Sua história começou por acaso em dezembro de 2011, quando assumiu o Condomínio Edifício Anya, sendo que no 1º semestre de 2012 vendo a necessidade de especialização conseguiu a criação do curso de formação de síndicos oferecido pela administração de Brasília, com essa ideia ele fez o curso sendo aluno destaque, se tornou coordenador do curso já na segunda turma é fez outras seis turmas do curso como coordenador formando mais de mil pessoas nos cursos de formação para síndicos. 

Participou de vários cursos, palestras e eventos relacionados com administração de condomínios, destacando-se no Encontro Nacional de Administração de Condomínios em Salvador em 2012 e Brasília em 2013, quando ganhou o prêmio DESTAQUE de 2012, pela implantação em seu condomínio o Projeto Eco Óleo. Atualmente é presidente da Associação de Síndicos e Subsíndicos do Distrito Federal e Região Metropolitana - ASSOSÍNDICOS/DF, hoje associação importante no DF que já conta com aproximadamente três mil síndicos associados por livre espontânea vontade, na ASSOSÍNDICOS/DF ele lançou é está em funcionamento mais de 18 programas que beneficia do síndico aos funcionários de condomínios. Paulo atua hoje no Condomínio do Edifício Anya na Asa Sul e no Condomínio do Edifício Athenas em Taguatinga.



Caminhos para a redação nota 10 no Enem

A redação é uma das principais preocupações de quem faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela vale mil pontos e é determinante na classificação do candidato. Com o tempo contado para escrever o máximo de 30 linhas, o participante deve estar preparado para falar sobre assuntos de ordem social, política ou cultural, em um texto dissertativo-argumentativo. No ano passado, o tema foi Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Este ano, diversos episódios, como as manifestações de 2013, a falta de água em São Paulo, discriminação racial, entre outros, podem ser abordados.

Aplicada no segundo dia do exame — no próximo domingo — , a redação divide espaço com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. O concorrente a uma vaga no ensino superior terá 5 horas e 30 minutos para concluir todas as questões objetivas e escrever o texto. Por isso, é preciso estar preparado. Os argumentos e uma proposta de intervenção voltada para o lado social podem garantir uma boa nota.

O Correio ouviu quatro estudantes do ensino médio para saber sobre o que eles gostariam de escrever na redação. Os alunos falaram sobre favelização, escassez de água, crise energética e representatividade da mulher na sociedade brasileira. Quatro professores deram sugestões de como eles poderiam fazer boas redações com os temas. Os modelos podem servir de base para quem fará o exame.

Itens imprescindíveis

Cinco critérios utilizados para 
avaliação na redação do Enem:

» Ter pleno domínio da língua portuguesa, sobretudo da forma escrita.
» Compreender o tema proposto na redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto. É importante respeitar os limites estruturais do texto dissertativo.
» Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um 
ponto de vista.
» Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
» Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fique atento
1º dia — 8 de novembro
Ciências humanas e da natureza e suas tecnologias
2º dia — 9 de novembro
Linguagens, redação e matemática e suas tecnologias


Possíveis assuntos

Participante
Rebeca do Valle Azambuja, 17 anos, estudante do 3º ano 
do Sigma 

Curso de interesse: psicologia 
Tema sugerido: favelização 
“A favelização é um problema presente em muitas cidades do Brasil. O governo não investe na estrutura necessária para evitar o problema. Como temos que propor uma intervenção, seria um bom tema para tratar a área social. Para treinar a redação, escrevi sobre diversos temas. Nessa reta final, vou somente me informar, mas não escreverei mais textos.” 

Professor
Eli Guimarães atua na área de redação e português do Sigma 

“O participante do Enem precisa saber claramente que construirá um texto com forte tradição de estrutura, linguagem, de recursos argumentativos. A introdução da redação deve situar o leitor sobre o tema. No caso da favelização, é preciso falar sobre o processo de urbanização desordenado que gera o fenômeno. Situar o leitor diante desse recorte e esclarecer logo no começo o que é a favelização.

Num segundo momento, o candidato deve apresentar quais são as causas da favelização. Depois, as consequências. No desenvolvimento do texto, deve tratar a causa e o efeito. É importante ainda mostrar ao leitor como a favelização é tratada pelo poder público, como os agentes governamenatais agem em relação as favelas. Isso pode ser feito do ponto de vista da educação, da segurança, do lazer, das opções culturais. A pessoa pode usar os conhecimentos em geografia, história e sociologia para fazer isso.

Por fim, indicaria conclusões dentro do eixo argumentativo. Mostrar como a segurança, a saúde, a educação, o lazer e a área cultural são tratadas e sugerir propostas de intervenção. Indicar o que a favela precisa e planejar uma ação política no sentido de levar recurso, bem-estar, de fazer uma ocupação positiva da favela, não só com policiais.” 

Participante
João Fiuza, 17 anos, estudante do 3º ano do Galois

Curso de interesse: psicologia ou engenharia de produção
Tema sugerido: crise energética
“A crise energética no país é um bom tema a ser abordado. Gostaria de escrever sobre ele, pois teria muito a dizer. Poderia começar com a usina hidrelétrica de Cantareira, em São Paulo, que está muito abaixo do limite. Para me preparar, fiz uma redação por semana no início do ano e depois aumentei o ritmo. Nesta reta final, me manterei antenado, mas não escreverei mais nada. Só vou ler jornais e assistir filmes mesmo.”

Professor
Coordenador de língua portuguesa e redação do Galois, Rafael Riemma

“A introdução pode começar com uma estrutura sobre a crise no sistema energético causada pela escassez de chuvas e pela má gestão de recursos hídricos. Isso já abre uma possibilidade de abordar o tema. A principal fonte de energia no país é a hidrelétrica. Vamos começar atacando este ponto. Pode-se dizer que um país com o tamanho do Brasil não pode ficar na dependência de chuva para atender a população. Por isso, é importante investir na gestão de recursos hídricos. Falar sobre a má gestão tanto no aspecto cultural quanto comportamental.

No segundo parágrafo, o participante pode defender que, diante desse cenário, é importante trabalhar a conscientização da população por meio de campanhas educativas, benefícios fiscais, orientação sobre a duração de banhos, entre outros. Além disso, dizer que o governo precisa investir em fontes de energias alternativas, como a eólica e a oriunda da biomassa.

A argumentação não pode ficar presa ao texto motivador. O estudante tem que expandir. Neste momento, pode citar outros países onde a tecnologia que sugeriu foi bem sucedida. A proposta de intervenção, que já começou no desenvolvimento, deve propor um trabalho de parceria entre população e governo em relação ao consumo ecológico, sustentável da água. Propostas de solução solidária. Todo problema do Enem é social.”

Paulo Roberto Melo fala sobre a sua gestão na ASSOSÍNDICOS/DF

Em uma tarde de trabalho na sede da associação na cobertura de um prédio na 514 sul, no último dia 23/08 o portal visitou o presidente da ASSOSÍNDICOS/DF, síndico Paulo Roberto Melo, que nos concedeu uma entrevista exclusiva. Melo é um jovem síndico, fundador da Associação de Síndicos e Subsíndicos do Distrito Federal e Região Metropolitana - ASSOSÍNDICOS/DF, Paulo também é o primeiro presidente da ASSOSÍNDICOS/DF.


Portal - O QUE FOI FEITO PELA ASSOSÍNDICOS EM UM ANO? 
Paulo Roberto Melo - Começamos uma serie de programas e projetos que hoje são cerca de quinze, os quais beneficiam morador, síndico e funcionários de condomínios. Atualmente a ASSOSÍNDIOCOS/DF tem o programa escola de síndicos que está em sua sexta turma com cerca de seiscentos síndicos beneficiados; o clube de vantagens assosíndicos que houve entrega de mais de dois mil cartões; o programa qualifica condomínios que capacitou mais de setecentas pessoas; o selo de qualidade, em que as melhores do DF recebem; o programa vistoria legal que visa à realização de vistorias no condomínio; o projeto eco óleo que retira o óleo do condomínio para cooperativas. Fizemos também a caravana da assosíndicos, o prêmio síndico empreendedor, o prêmio síndico bom de gestão, o prêmio empresa amiga do síndico. Realizamos todo ano a semana do síndico, oferecemos para os síndicos consultoria contábil, financeira, administrativa e gerencial. Além disso, o programa assosíndicos cidadã que recolhe alimentos e agasalhos e doa em asilos, creches e em comunidades carentes. Há o portal da transparência assosíndicos, o informativo síndico em ação, entre outras ações. Firmamos convênio com a UDF para oferecer descontos de até 30% nos cursos de graduação e iremos retomar no próximo semestre o curso superior de gestão de condomínios. A UDF também ira abrir uma pós graduação de gestão de condomínios. Está firmado com o reitor do IFB e já publicado no diário oficial da união dois convênios com o instituto federal de Brasília, para que possamos promover cursos pelo Pronatec e curso técnico de gestão de condomínios. Promovemos uma seção solene em comemoração ao dia do síndico. Enfim, os projetos e programas desenvolvidos pela assosíndicos são para a comunidade de síndicos, moradores e funcionários.


Portal - PAULO COMO É A ESCOLA DE SÍNDICOS?
Paulo Roberto Melo - Existe na assosíndicos o programa Escola de Síndicos, que levou três cursos voltados para os gestores de condomínios pelas cidades do Guará, Cruzeiro, Plano Piloto, Sudoeste, Taguatinga e Águas Claras. Sendo Curso de Sindico Profissional, Curso Básico de Síndico e Curso de Síndico, além da promoção de palestras e encontros para a discussão da gestão de condomínios.

Portal - COMO FUNCIONA ESSE CURSO DE SÍNDICO PROFISSIONAL? 
Paulo Roberto Melo - O curso de sindico profissional é um curso bem completo de cerca de 90h/a que habilita uma pessoa a trabalhar como síndico profissional. Nesse curso o aluno aprende tudo sobre a gestão de condomínios, com aula pratica, inclusive. Esse curso é uma boa oportunidade para pessoas que já se aposentaram ou pessoas que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. Lembrando que ser síndico não é para todos.

Portal - COMO É ESSE CLUBE DE VANTAGEm ASSOSÍNDICOS? Paulo Roberto Melo - O cartão Clube de Vantagens Assosíndicos e um cartão de benefícios que dá desconto em cerca de 700 estabelecimentos entre faculdade, laboratórios, academias, posto de combustível, cinemas e outros estabelecimentos. Já entregamos mil cartões para síndico e moradores de condomínios. Vamos entregar cem mil cartões ate o fim de 2015 para os síndicos, subsíndicos, moradores de condomínios e funcionários de condomínios. Com os descontos do cartão o morador/condômino poderá ter a sua taxa de condomínio saindo de graça, pois o desconto é muito grande em diversos estabelecimentos que esse beneFÍCIOio pode zerar o valor da taxa de condomínio, sobrando dinheiro para o morador investir em outras coisas.

Portal - COMO FUNCIONA O PROGRAMA QUALIFICA CONDOMÍNIOS? 
Paulo Roberto Melo - O programa de qualificação e requalificação da ASSOSÍNDICOS/DF de pessoas que trabalham em condomínios é um programa voltado para as pessoas que trabalham em condomínios ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregadas à procura de uma colocação no mercado de trabalho. Esse programa oferece curso de relações interpessoais, agente de portaria, agente de zeladoria, primeiros socorros e comportamento em condomínio. Os cursos também são gratuitos. Nesse um ano já fizemos cerca de 8 turmas nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Vila Planalto, Plano Piloto, Sudoeste e Guará, formando cerca de setecentas pessoas em 8 cursos.

Portal - COMO É O SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - Uma equipe de auditores da ASSOSÍNDICOS visita as empresas, inspeciona os procedimentos, conversa com os clientes para que os síndicos tenham a certeza que estão com empresas de qualidade com o selo de qualidade assosíndicos.

Portal - QUAIS EMPRESAS TEM O SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - Já são cerca de 15.

Portal - CITE POR FAVOR? 
Paulo Roberto Melo - Não vou citar, pois não me lembro de todas e posso cometer uma injustiça com as não citadas. Veja no portal www.assosíndicosdf.com.br

Portal – COMO FUNCIONA O VISTORIA LEGAL? 
Paulo Roberto Melo - O programa Vistoria Legal realiza vistorias nos condomínios à pedido do síndico ou administrador com um custo subsidiado pela associação. Fizemos cerca de quarenta vistorias e estamos lutando na câmara legislativa para aprovar o projeto de lei que exige a auto vistoria PARA assim podermos dar tranquilidade para os síndicos e moradores com edifícios vistoriados, certificados e com a manutenção preventiva em dia.

Portal – COMO FUNCIONA O ECO ÓLEO? 
Paulo Roberto Melo - O projeto eco óleo é um programa que visa eliminar todo o ÓLEO da rede de esgoto condominial e da Caesb, assim a assosíndicos recolhe em parceria com cooperativas o óleo de cozinha para ser transformado em sabão de barra. Hoje no DF existem cerca de 30 condomínios que recolhem o óleo de cozinha e repassam para a cooperativa. Assim nós ajudaremos a preservar o meio ambiente e apoiar pequenos empreendedores que vão transformar um passivo para as redes de esgoto em um ativo para a sua renda.

Portal – O SENHOR FEZ A CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS, COMO FUNCIONA?
Paulo Roberto Melo – A caravana da assosíndicos é um programa que já visitou trezentos condomínios do DF e entorno. Quando nós vamos visitar os síndicos e os condomínios, levamos alguns diretores conosco e fazemos uma consultoria gratuita in loco com o síndico e funcionários do condomínio.

Portal – QUE PRÊMIOS SÃO ESSES QUE A ASSOSÍNDICOS ENTREGA?
Paulo Roberto Melo – Temos o mérito assosíndicos, prêmio síndico empreendedor, o prêmio síndico bom de gestão e o prêmio empresa amiga do síndico. O prêmio mérito assosíndicos é para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da associação. O prêmio síndico empreendedor é para aquele síndico que criou uma ação nova que inovou na gestão do seu condomínio. Já o prêmio síndico bom de gestão é para aquele que pegou o condomínio com dividas cheio de problemas, conseguiu resolver problemas esse síndico merece o prêmios síndico bom de gestão. Temos também o prêmio empresa amiga do síndico que visa premiar as empresas que são parceiras dos síndicos ajudando o mesmo com bons serviços prestados e inovando sempre. Com essas ações estamos fazendo uma grande ação para aumentar a auto-estima dos síndicos no Distrito Federal.

Portal – PRESIDENTE QUE CONVÊNIOS SÃO ESSES QUE VOCÊ FEZ?
Paulo Roberto Melo – Fizemos diversos convênios com a UDF, IESB, IDP, UniCEUB, UNIP, Instituto Processus, outras faculdades, cursinhos e setecentos estabelecimentos comerciais que oferecem desconto de ate 30%. Mas o que mais me alegra foram os dois convênios firmados com o instituto federal de Brasília, que iremos oferecer cursos pelo pronatec de gestão de condomínios, de agente de portaria, de agente de zeladoria. Em um outro convênios iremos criar os cursos técnicos de gestão de condomínios e o curso técnico de porteiro e zelador de condomínio.

Portal – COMO ESTÁ A LUTA PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO?
Paulo Roberto Melo – Estamos buscando a regulamentação da profissão de síndico profissional, em que todos os síndicos moradores ou não, sejam gestores qualificados e que recebam salário. E para isso tem em tramitação. Fizemos reuniões no senado e na câmara federal para buscar a aprovação dos PL 2225/2011, PL 6518/2009 e outros. Estamos fazendo a nossa parte na busca de uma boa gestão de condomínios.

Portal – O QUE VOCÊ ACHA DAS EMPRESAS TERCEIRIZADORAS DE MÃO DE OBRA EM CONDOMÍNIO?
Paulo Roberto Melo – Eu penso que as empresas terceirizadas são uma mão na roda para os síndicos, pois o que seria dos gestores de condomínios se não fosse às empresas prestadoras de serviços, elas prestam um bom serviço á sociedade de síndicos na qual represento. Mas é importante que o síndico tenha cuidado ao contratar as empresas, pois as microempresas de pequeno porte que são optantes do simples nacional não podem locar mão de obra. Também é importante que o síndico cobre da prestadora terceirizada a prestação de contas quanto às declarações anuais de IRPJ, os impostos trabalhistas pagos e só efetuar o pagamento a empresa após o pagamento pela empresa de funcionários e impostos.

Portal – PRESIDENTE PARA ENCERRAR DEIXE UMA MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DO DF E REGIÃO METROPOLITANA?

Paulo Roberto Melo – Quero parabenizar a todos os moradores de condomínios, FUNCIONARIOS, gestores, subsíndicos e síndicos e quero dizer a todos que em um ano fizemos mais na ASSOSÍNDICOS do que foi feito em um sindicato durante quinze anos, que a ASSOSÍNDICOS não tem dono, não te reeleição e que o síndico pode vir pra cá que aqui ele tem espaço voz e vez. Estou trabalhando com humildade sem arrogância ou prepotência sempre recebendo os síndicos, moradores de condomínios e funcionários com um único objetivo melhorar a qualidade de vida da população de condomínios por meio se síndicos preparados com uma associação que tem trabalho de verdade. Já fizemos muito e faremos mais, o meu mandato vence em dezembro de 2015 ate lá eu ainda tenho objetivos audaciosos para cumprir e fazer mais e melhor pelos síndicos do DF e nossa região metropolitana. A ASSOSÍNDICOS/DF veio para defender a apoiar os síndicos e subsíndicos em sua tarefa árdua. A ASSOSÍNDICOS é a casa do síndico no Distrito Federal e região metropolitana.

Maior São João do Cerrado espera receber um milhão de pessoas

Além dos shows, haverá apresentação de dança, quadrilhas, casamentos coletivos e comidas típicas. Confira a programação completa

Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas no evento

Ceilândia (DF) se prepara para receber a 8ª edição do Maior São João do Cerrado, de 6 a 10 de agosto, que promete reunir cerca de um milhão de pessoas durante os cinco dias de festival. A festa típica nordestina terá na programação grandes artistas como o grupo carioca Monobloco, que abrirá a festa com show especial, banda Rastapé e ainda Alceu Valença, Michel Teló, Lenine, Elba Ramalho, entre outros. Além dos shows, haverá apresentação de dança com o balé Flor do Cerrado, quadrilhas, casamentos coletivos e comidas típicas.

Durante o evento, os 60 mil metros quadrados do Forrobódromo, antigo Ceilambódromo, se transformam em uma cidade com a réplica das vilas do interior do País: a Vila Borborema, o sítio Seu João, as ilhas de forró, o Coreto José da Costa Leite, o Museu Mestre Vitalino e a Praça do Mamulengo.

O Maior São João do Cerrado também realizará o tradicional casamento coletivo. Neste ano, cem noivos receberão as alianças, roupas e noite de núpcias, em caráter civil, sem qualquer custo. A cerimônia acontece durante o Maior São João do Cerrado, no dia 9 de agosto.

Confira a programação:

6/8 (Quarta) – Abertura com Monobloco / Banda Magníficos
7/8 (Quinta) - Michel Teló / Banda Arreio de Ouro
8/8 (Sexta) - Alceu Valença / Santanna O Cantador / Rastapé
9/8 (Sábado) – Lenine e Elba Ramalho

10/8 (Domingo) - Banda Garota Safada / Luan e Forró Estilizado

Novo Simples e SuperSimples, são aprovados no Senado

Próxima etapa do projeto, que amplia para todo o setor de serviços o regime de tributação simplificado, é a sanção presidencial


Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, esteve presente na votação

O Plenário do Senado aprovou, nessa quarta-feira (16), o Projeto de Lei da Câmara nº 60/14, que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/06), mais conhecida como SuperSimples. A próxima etapa da iniciativa é obter a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Com a mudança, será ampliado o número de setores enquadrados no Simples. De autoria do deputado Vaz de Lima, o PLC 60/2014 garante a universalização do Simples.

Desse modo, toda empresa com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões pode ser enquadrada no modelo, independentemente de sua atividade. 

O ministro Guilherme Afif, comemorou a aprovação e ressaltou que existe um acordo para rever todas as tabelas do regime tributário, em um prazo de 90 dias, quando será enviado ao Congresso um projeto de lei de autoria do Executivo.

“O senado seguiu a Câmara (o texto base do projeto foi aprovado no dia 7 de junho pela Câmara dos Deputados. ) e votou por unanimidade a lei geral da pequena empresa. Essa é a  vitória da mobilização. Foi um lindo trabalho de engenharia política, pois uniu os contrários. O Brasil precisa de mais projetos como este. Agora, aguardamos a sanção.”, explicou Afif.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a aprovação do projeto é uma vitória para os empresários do Brasil e creditou a aprovação ao empenho do ministro Guilherme Afif em prol dos micro e pequenos empresários brasileiros. “É um passo crucial para desatar o nó que dificulta a vida dos empresários”, ressaltou.

A aprovação do Novo Simples vai permitir ainda a limitação da Substituição Tributária. A proposta da Câmara mantém a Substituição Tributária apenas para cadeias econômicas homogêneas, cujos produtos já obedeciam a esse regime antes da criação do Simples Nacional.


Outra alteração importante é a garantia de entrada única e processo integrado para simplificar a abertura e fechamento de empresas. O sistema informatizado vai garantir a execução de processo único de registro e legalização, pelo qual as empresas de qualquer porte poderão obter, em prazo reduzido, a permissão da Prefeitura para o exercício de suas atividades.

Diabetes pode causar mau hálito e doença periodontal

Confira cuidados que o paciente deve ter com sua saúde bucal

Especialista: Eliana Avelãs

O diabetes é uma doença que causa o aumento da glicemia (quantidade de glicose no sangue). Quando o nível de glicose permanece fora da faixa de normalidade (acima ou abaixo) acontecem alterações no nosso corpo que prejudicam a saúde. A última edição da International Diabetes Federation, publicou:
O número de pessoas portadoras de diabetes é crescente em todos os países
50% das pessoas portadoras de diabetes desconhecem esta condição
O Brasil ocupa a quarta posição entre os países com maior prevalência de diabetes: 13.4 milhões de pessoas portadoras da doença. Isso corresponde a aproximadamente 6.5% da população entre 20 e 79 anos de idade.

As causas desse aumento estão associadas ao sedentarismo e obesidade para o diabetes tipo 2. No entanto, o diabetes tipo 1 (de origem genética) também vem aumentando, não se sabe o porquê.
O hálito cetônico (semelhante ao cheiro de maçã velha) é característico no diabético e a doença periodontal costuma estar presente.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado do diabetes evitam muitas das consequências danosas à saúde, mas é preocupante o número de pessoas portadoras de diabetes que não sabem dessa condição. Ela é considerada uma doença silenciosa, pois muitas pessoas não apresentam sintomas ou não dão importância a sinais como: visão turva, sonolência, dores, câimbras, formigamentos e dormências dos membros inferiores, debilidade orgânica, indisposição para o trabalho, desânimo, cansaço físico e mental, disfunção erétil e hálito cetônico.

O hálito cetônico (semelhante ao cheiro de maçã velha) é característico no diabético e a doença periodontal costuma estar presente. Esses sinais podem aparecer antes de outros sintomas, por isso, uma consulta de rotina e uma boa anamnese podem levar o dentista a encaminhar o paciente ao médico e assim chegar ao diagnóstico precoce da diabetes.

O tratamento da doença periodontal é extremamente importante porque, como qualquer infecção, é um fator que eleva o nível de glicose no sangue e dificulta o controle da glicemia.

Paciente com diabetes são mais suscetíveis a sofrer com doença periodontal

Fique atento ao menor sintoma da doença periodontal, que é o sangramento da gengiva (no momento da escovação, com o fio dental ou até espontaneamente). No paciente diabético, a doença periodontal é mais severa por causa da dificuldade de cicatrização (ocorrem alterações nos pequenos vasos sanguíneos) e pela facilidade em contrair infecções (a imunidade diminui). Se o paciente for fumante e hipertenso, as consequências serão ainda maiores.

Halitose (mau hálito), xerostomia (boca seca), candidiase, aftas e cáries são outras manifestações bucais que podem acontecer no diabético não compensado, isto é, aquele que não consegue manter o nível de glicemia bem controlado.

No atendimento a um paciente diabético, o dentista tem alguns cuidados adicionais, como fazer consultas curtas (de preferência no meio da manhã), aferição da pressão, escolha correta de medicamentos e troca de informações com o médico. Alguns procedimentos, como cirurgia e implante, precisam ser bem indicados e realizados no momento certo, pois o resultado depende de um bom controle e estabilidade da doença.


Todo paciente com diabetes deve ter consciência da importância da sua saúde bucal e não se esquecer de:
Informar ao dentista que é diabético e quais medicações utiliza
Fazer uma avaliação com o dentista no mínimo a cada seis meses
Cuidar da higiene boca de uma maneira cuidadosa, usando escova, fio dental e raspador de língua
Fazer uma limpeza profissional pelo menos duas vezes ao ano
Manter o nível de glicemia equilibrado.

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda e vão até o dia 23

O Ministério da Educação (MEC) confirmou, nesta quinta-feira (8/5), que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será aplicada em 8 e 9 de novembro. As inscrições começam já na próxima segunda-feira (12) e vão até 23 de maio. Os estudantes devem fazer o cadastro pela internet.

A previsão é de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam - no ano passado foram 7,2 milhões. O valor da taxa é de R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. O prazo para o pagamento termina em 28 de maio.

Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes prestaram a prova, que é critério de seleção para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. A nota pode ser usada ainda para concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, o nota do Enem é pré-requisito para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destinam vagas em instituições públicas de ensino superior e técnico, respectivamente.


Desde o início do ano a Universidade de Brasília (UnB) também passou a adotar a nota do Enem - por meio do Sisu - para o ingresso de estudantes, em substituições ao vestibular do início do ano. Quem quiser participar da seleção da UnB do 1º semestre de 2014, também precisa se inscrever no exame até 23 de maio.

Benefícios da água oxigenada

A água oxigenada e seus inúmeros benefícios: branquear os dentes, eliminar manchas de pele, tratar resfriados e sinusites...

Antes de tudo, a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10.

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem.

Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo.
Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares.

Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala.

O que se pode fazer com a água oxigenada:

Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.

Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.

Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfí­cies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e casas de banho (banheiros).

Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive o mau cheiro (chulé).

- Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Os casos de gangrena regridem com o seu uso.

Para manchas no rosto, use água oxigenada. Todas as noites, quando for dormir, molhe um algodão com ela e passe na mancha que você deseja eliminar. Se você for constante no tratamento, vai ver ótimos resultados.

Numa mistura meio a meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados (constipações) e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Mata os germes e outros microrganismos nocivos.

Cinco gotinhas em cada ouvido impedem o aparecimento de gripes e outros problemas respiratórios. Basta pingar as gotas em um ouvido e esperar cinco minutos. Depois, repetir o procedimento no outro ouvido.

A água oxigenada também é útil para remover o tártaro dos dentes: escovam-se os dentes, de vez em quando (há quem o faça todos os dias), com a escova molhada em água oxigenada e o tártaro vai desaparecendo. 


Como clarear os dentes com Água Oxigenada

Os dentes escurecem automaticamente com a idade, mas outros fatores também podem contribuir para o amarelamento. Os agentes cromogênicos no café e no chá, as lesões nervosas devido a um acidente, o tabagismo ou certos antibióticos podem ser os culpados. A maioria dos consultórios odontológicos oferece o clareamento dental a seus pacientes, e você também pode comprar kits de clareamento em farmácias, sem a necessidade de receita. No entanto, para uma solução mais barata, clareie seus dentes em casa usando água oxigenada e obtenha um efeito semelhante. O Clareamento dental com água oxigenada é reconhecido como uma prática segura pela Associação Dentária Americana.


Passos


1- Compre um frasco de água oxigenada em sua farmácia local. A água oxigenada é comumente usada para tratar ferimentos, mas suas propriedades anti-sépticas também são boas para a higiene bucal. Compre um frasco de água oxigenada de 10 volumes, pois essa é segura para o uso oral.


2- Use a água oxigenada diariamente como um enxaguatório bucal, antes de escovar seus dentes, para clareá-los naturalmente.

Coloque aproximadamente 2 colheres de sopa (30 ml) do produto em sua boca e bocheche por 1 minuto. A solução começará a espumar; é assim que você sabe que está funcionando. A água oxigenada combinada com as bactérias orais formam bolhas em sua boca.

Cuspa a solução e enxágue sua boca com água.

Escove seus dentes como faria normalmente.


3- Escove seus dentes com uma pasta de água oxigenada e bicarbonato de sódio uma vez por semana.

Misture 2 colheres de chá (10 ml) de água oxigenada com 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Misture até formar uma pasta. Altere essas medidas até encontrar uma consistência que lhe agrade. Esta pasta deve ficar com uma consistência similar ao creme dental.
Adicione um pouquinho de creme dental de hortelã/menta à sua pasta caseira para dar-lhe um sabor refrescante. Você também pode adicionar uma gota de extrato de hortelã-pimenta.
Acrescente uma pitada de sal e misture. O sal vai esfoliar seus dentes enquanto você os escova.

Coloque um pouco da pasta em sua escova de dentes.

Escove seus dentes com a pasta, realizando movimentos pequenos e circulares. Depois que todos os seus dentes estiverem cobertos, deixe a mistura agir sobre eles por 2 minutos.
Remova a pasta de seus dentes enxaguando sua boca com água da torneira.
Escove seus dentes com creme dental para livrar sua boca de todos os resíduos da mistura de água oxigenada.




4- Para manter seus dentes brancos e brilhantes, evite fumar e ingira bebidas que contenham taninos usando um canudo. Refrigerantes, café, vinho tinto e chá contêm taninos.
Anúncio


Dicas

Para clarear uma área específica ou mais problemática, use um cotonete embebido em água oxigenada.

Balanço registra mais de 350 mil inscrições no Sisutec nesta manhã

Educação profissional
Cursos são gratuitos e têm início previsto para abril. Prazo para que os candidatos se inscrevam vai até 21 de março

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu 353.399 inscrições, de acordo com balanço das 10h30 desta terça-feira (18). O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente on-line, vai até 21 de março.

Ainda no primeiro dia, foram registradas 248.505 inscrições no programa. Entre os cursos mais procurados, técnico em segurança do trabalho (35.062 inscrições); técnico em logística (26.008); técnico em enfermagem (20.484); técnico em informática (15.619) e técnico em edificações (14.592).

A primeira edição de 2014 do Sisutec oferece 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2013 e, cumulativamente, ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 25 de março, e a segunda chamada para 1º de abril. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

A oferta de cursos do Sisutec é feita em instituições públicas e privadas. O Pronatec já ofertou mais de 6 milhões de matrículas, sendo 1,7 milhão em cursos técnicos e 4,3 milhões em cursos de qualificação profissional.

Futuro da educação
Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o Sisutec é peça-chave para a mudança no futuro da educação no País: “Nós estamos escrevendo uma nova página na história do ensino técnico no Brasil, queremos valorizar cada vez mais essa modalidade de ensino. Hoje, 1,7 milhão de estudantes já fizeram ou estão fazendo cursos técnicos pelo Pronatec. Com isso, aumentamos competitividade de nossas empresas e geramos mais crescimento para o Brasil” .

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Entorno do DF será atendido por novas empresas de ônibus a partir de 2015

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

A ANTT afirmou que um chamado de emergência será publicado na próxima terça-feira (17/3) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Anapolina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O entorno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até que as licitantes comecem a atuar em 2015. A empresa que tiver veículos mais novos terá preferência.

A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte do Entorno nunca passou por licitação. "Eles começaram a circular e ficaram por decreto até 2008. De lá para cá estão atuando por contrato emergencial", explicou. Ela disse que a demora na abertura de licitação foi devido a estudos e análises técnicas.

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será feito para observar se rotas e horários estão sendo cumpridos. "As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os critérios de regularidade fiscal, devem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de itinerário", finalizou a diretora.

Em 2013, a ANTT emitiu 2,2 mil infrações, de todos os tipos, a empresas que atuam no Entorno. Neste ano, já foram emitidas 515 multas que variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

ANTT promete 220 ônibus em abril

Órgão regulador fará chamamento emergencial para atender cerca de 103 mil passageiros





Protestos só foram controlados com o uso de força policial


Após quase dez horas de protestos em três pontos da Saída Sul do Distrito Federal pedindo por melhorias no transporte público, ontem (17), a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), responsável pela regulamentação dos coletivos entre as regiões, afirmou que irá realizar um chamamento emergencial para tentar amenizar o problema. Este é o segundo protesto que interdita a principal rodovia que liga o DF ao estados do Sul e Sudeste do País.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, ainda esta semana, será criada uma Comissão de Fiscalização, formada por vereadores dos municípios e representantes da comunidade, para realizar uma fiscalização na Viação Anapolina (Vian), para depois fazer chamamento emergencial de uma nova empresa de ônibus que deverá atender à cidade dentro dos próximos 30 dias. O processo será semelhante ao que ocorreu em Planaltina-GO, e ao que está ocorrendo atualmente em Águas Lindas-GO.

A expectativa da ANTT é de que 220 ônibus entrem em circulação no início de abril. De acordo com a diretora do órgão, Ana Patrícia Lira, atualmente, 519 ônibus operam na parte sul do Entorno. Segundo ela, cerca de 103 mil passageiros utilizam as linhas de dia e volta na Saída Sul. “A expectativa é amenizar os problemas que têm ocorrido nos últimos dias.”

A Viação Anapolina (Vian) não foi encontrada para comentar sobre a fiscalização e nem sobre o ônibus incendiado na BR 040. Para o estudante de sociologia Marcos Nogueira, o transporte é uma reclamação antiga dos moradores da região do Entorno Sul do DF. “É uma situação muito difícil para quem precisa ir à Brasília para estudar.”

PROTESTO
Moradores bloquearam a estrada BR 040 em vários pontos, além da DF-290, próximo ao bairro Jardim Céu Azul, onde cerca de 300 manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar. Os policiais usaram bombas de efeito moral e jato d’água para conter a manifestação. Três suspeitos foram presos por depredarem ônibus. Ao todo, 23 pessoas foram detidas.

As empresas de transporte que atendem a região sul do Entorno atuam com autorização especial concedida pela ANTT, pois os contratos não são renovados desde 2008.

Arruda avisa que a candidatura ao governo do DF é irreversível

A largada ocorreu no último sábado, no Park Way. O ex-governador discursou para cerca de mil pessoas

De camisa verde e no velho estilo, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) fez o primeiro discurso como candidato a governador. Em evento no Park Way, que reuniu cerca de mil pessoas no último sábado, ele subiu num palanque e declarou que “agora não tem retorno”. Tinha a seu lado a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), anunciada na semana passada como candidata a vice na chapa. “Tem quatro anos que não faço um discurso. Quatro anos se passaram desde a tragédia que se abateu sobre nós”, afirmou.

Arruda estava afastado da política desde abril de 2010, quando perdeu o cargo de governador, cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), por infidelidade partidária, depois de se desfiliar do DEM em meio à crise provocada pela Operação Caixa de Pandora. No discurso, o ex-governador diz que não tem medo de enfrentar a campanha e vai exibir, ele mesmo, o vídeo em que aparece recebendo dinheiro das mãos do delator, Durval Barbosa. A ideia, segundo afirmou, é rebater as suspeitas no programa eleitoral da campanha ao governo. Ele pretende sustentar que o episódio ocorreu antes de sua posse como governador.

Arruda disse que "ficaram quatro anos tentando me tornar inelegível e não conseguiram"

O vídeo com a participação de Arruda no evento foi postado numa rede social ontem. Mostra o ex-governador desinibido e rodeado por aliados. Estavam lá o deputado distrital Aylton Gomes (PR) e Jaqueline Roriz (PMN), que respondem processo pela suposta participação nas denúncias do mensalão do DEM. Também estavam no palanque o ex-deputado Laerte Bessa (PR), o ex-distrital Dr. Charles (PTB) e a mulher do ex-governador, Flávia Peres.

Ações judiciais
No discurso, Arruda disse que enfrenta ações na Justiça, mas está apto a concorrer. “Ficaram quatro anos tentando me tornar inelegível e não conseguiram”, sustenta. O ex-governador garante que não voltará atrás e explica a união com o ex-governador Joaquim Roriz: “A vida é feita de encontros e desencontros”. Na semana passada, depois de uma reunião na casa de Roriz, os dois caciques decidiram lançar uma chapa apoiada por ambos, com o respaldo do presidente regional do PRTB, Luiz Estevão.

O empresário, que já foi cotado como possível candidato a governador no início dos anos 2000, ficou inelegível depois de ter o mandato cassado no Senado por suposta participação nos desvios do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 2000. Arruda, então líder do governo no Senado, foi um dos que trabalhou na época pela derrocada de Estevão.

Durante o evento na tarde de sábado, Arruda pediu ajuda aos presentes para levar para o grupo a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), os deputados Luiz Pitiman e Izalci Lucas, do PSDB, e o ex-deputado Alberto Fraga (DEM). Eles têm se reunido para formar uma outra chapa ao governo. Arruda também demonstrou que pretende construir uma aliança com o empresário Paulo Octávio. O ex-vice-governador está filiado ao PP.


Veja, em vídeo amador postado no youtube, o discurso do ex-governador: https://www.youtube.com/watch?v=t2b9ALMmXmE

Em 2014 vamos ampliar ainda mais os programas educacionais, afirma Dilma

Recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social devem promover uma virada histórica de investimentos no setor
A presidenta destacou os avanços da área desde o começo do seu governo, como a implementação do ensino integral em 49 mil escolas públicas do Brasil e a entrega de 1.300 creches, além das 3.100 que estão construção.
Dilma também apontou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um instrumento para a reforma do ensino brasileiro. A presidenta destacou também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) que, em pouco mais de dois anos e R$ 14 bilhões de investimentos, já realizou 5,5 milhões de matrículas nos cursos técnicos gratuitos ou de qualificação profissional.
Presidenta, o que o governo federal pretende fazer na área da educação neste ano de 2014? 
Neste ano que está começando, vamos melhorar e ampliar ainda mais os programas educacionais que temos executado nos últimos três anos, da creche, à pós-graduação.  Já entregamos quase 1.300 creches e outras 3.100 estão em construção. Nossa meta é encerrar o ano com 6 mil creches contratadas em todo o País. Quando todas essas creches estiverem prontas e atendendo as nossas crianças, nós vamos avançar ainda mais no combate às desigualdades em nosso país. Porque é na creche que a criança recebe os estímulos necessários para desenvolver a sua capacidade de aprendizado para o resto da vida. Também vamos continuar ampliando o Programa de Ensino Integral, com o qual já estamos levando educação em dois turnos para crianças e adolescentes de 49 mil escolas públicas do Brasil.
Na maior parte dessas escolas, a maioria dos alunos é beneficiária do Programa Bolsa Família. Nosso objetivo é chegar, até o final de 2014, a 60 mil escolas com ensino em tempo integral. Vamos continuar valorizando os nossos professores, especialmente o professor alfabetizador. Hoje, 300 mil professores alfabetizadores estão fazendo cursos de dois anos para aperfeiçoar seus métodos de ensino e conhecer novas técnicas.
Estamos oferecendo também cursos de formação para 400 mil professores do Ensino Médio, porque a transformação que queremos fazer na educação abrange também o Ensino Médio. E isso só é possível com a melhoria na formação dos nossos professores – esses profissionais tão dedicados, que são o alicerce da educação em qualquer País. O Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, também é um instrumento para a reforma deste nível de ensino. A partir dele, vamos, em conjunto com os governos estaduais, reorganizar os currículos para aprimorar o Ensino Médio.
Quanto ao ensino técnico, vamos continuar investindo no Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego que, em pouco mais de dois anos, já realizou 5,5 milhões de matrículas nos cursos técnicos ou de qualificação profissional oferecidos de graça. Já investimos R$ 14 bilhões no Pronatec.
É preciso lembrar que o governo federal estava proibido por lei de investir no ensino técnico federal, proibição que foi revogada no governo Lula. A partir daí, investimos e criamos 214 novas escolas técnicas. Em meu governo serão mais 208 novas escolas técnicas federais, implantadas predominantemente no interior do Brasil, levando o ensino técnico a todo o País. No ensino superior, vamos continuar fortalecendo os instrumentos de democratização que implantamos ou aperfeiçoamos neste governo. Em dez anos, dobramos o número de matrículas nas universidades federais, que agora somam mais de 1 milhão.
 Isso só foi possível graças ao nosso esforço para expandir a Rede Federal de Ensino Superior no Brasil. Ampliamos também as opções para os jovens que querem entrar na universidade, como o Sisu – o Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas no ensino superior com base na nota do Enem – o ProUni e o Fies. Criamos também o Ciência sem Fronteiras, que já concedeu 60 mil bolsas para estudantes brasileiros cursarem um ano da sua faculdade ou da pós-graduação nas melhores universidades do mundo.
Nós aumentamos os investimentos em educação a cada ano do meu governo, mas vamos fazer muito mais com os recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social. Isto será possível porque, em 2013, tivemos uma vitória histórica da educação brasileira, que foi a aprovação, no Congresso, da lei que propusemos e que destina 75% dos royalties do petróleo para investimentos em educação.
Essa lei ainda destina metade do Fundo Social do pré-sal, formado pelo excedente em óleo, para a educação. Serão bilhões de reais para fazer mais creches, mais escolas em tempo integral, para pagar melhores salários e para qualificar os nossos professores, para investir no ensino técnico e na educação superior. Enfim, para fazer muito mais pela educação das nossas crianças e dos nossos jovens. Vou repetir algo que sempre digo: a educação é o nosso passaporte para o futuro.

Prefeitura Perto de Você realiza mais de 3 mil atendimentos na Queiroz

A primeira edição da Prefeitura Perto de Você, programa do Governo Municipal de Santo Antônio do Descoberto-GO, foi realizada no último sábado (25) no bairro Queiroz. Durante toda manhã o prefeito Itamar Lemes, a primeira dama Estela Prado, secretários e diretores municipais atenderem a população local.

Mais de três mil atendimentos foram realizados. O evento marcou também a entrega de uma Unidade de Atendimentos do CRAS e do Bolsa Família para a população do bairro, que é o mais carente do município.

“No ano passado recebi o asfalto na minha rua, aguardado há 30 anos, hoje recebemos essa sala do Bolsa Família, dois grandes presentes para nós da população’, declarou empolgada a moradora do bairro Ana Beatriz I, Rosália Rodrigues.

O prefeito Itamar Lemes falou do trabalho em prol dos bairros, “estamos conseguindo realizar as obras esperadas pela população: asfalto, meio-fio, UPA, ligação de águas pluviais e esgoto”, a primeira dama Estela complementou a fala do esposo, “trazendo obras estruturais sem esquecer as obras sociais, a prova disso foi a instalação do CRAS e Bolsa na Queiroz e a compra de carro e equipamentos para a secretaria”.

Consultas médicas, exames rápidos, corte de cabelo, expedição de documentos e cadastros para o Bolsa Família foram os serviços mais procurados desta edição. Um verdadeiro Show de Talentos também foi realizado com a apresentação de 20 artistas locais.

O vice-prefeito Francisco Valter, o presidente da Câmara Alessandro Viana e os vereadores Room, Paulo Muniz, Edimilton, Vandilson, Dersom, Claudner prestigiaram o evento. Esta edição foi realizada em parceria com a AMC projetos e a Caixa Econômica Federal.


Sopa com pênis e testículos de touro é o 'viagra' natural da Bolívia

Para dar mais sabor à sopa pode vir acompanhada de pedaços de carne bovina e de frango, além de batatas e ovo.

La Paz - Muitos bolivianos têm sua própria receita para melhorar seu desempenho sexual: um bom prato de "caldo cardán", preparado com o membro viril do touro e servido em restaurantes populares de La Paz.

A sopa, à qual são atribuídas propriedades revigorantes e estimulantes, é considerada por seus apreciadores o "Viagra dos Andes".

"Beber esse caldo tem efeitos afrodisíacos e para mim deu bons resultados", garante Alvaro Camacho, enquanto toma o caldo espesso, colherada a colherada, acompanhado da namorada.

A sopa deve seu nome a um artefato mecânico conhecido em português como junta universal, que nos carros serve para dar tração às rodas, e faz alusão à potência que o preparado atribui a quem o ingere.

Camacho, de 30 anos, está no restaurante Casa de Ouro, em uma zona populosa de La Paz, onde há duas décadas o prato é servido aos fregueses.

"Você nem acaba de tomar e caldo e já sente suas propriedades", diz o jovem. "Você começa a suar, sente que o corpo esquenta. O que dizem sobre seus atributos é verdade", conta o homem, sem dar detalhes e sob o olhar atento da namorada.

Um grupo de cinco amigos que diz ter virado a noite bebendo afirma que a sopa ajuda a recuperar as forças e combater o cansaço.

"Um caldinho cardán quente dá energia", comenta Víctor, ao lado do amigo José, que desafia: "os que precisam do caldo como um viagra, que o digam", e todos riem.

Para dar mais sabor à sopa, o "caldo cardán" vem acompanhado de pedaços de carne bovina e de frango, além de batatas e ovo.

O prato também pode conter cebola picada e "llajua", um tempero apimentado tipicamente boliviano, preparado com tomate, pimenta e cebola, onipresente nas mesas andinas.

E a temperatura é importante: segundo se acredita, a sopa deve estar quente para dar energia máxima ao comensal.

Um caldo energizante

"O nervo (pênis) do touro é o ingrediente principal da sopa, é o afrodisíaco. Para ser forte e viril como um touro", explica Aydé Urquizo Jáuregui, cozinheira e dona da Casa de Ouro.

O prato é preparado com o falo e os testículos do touro e muitos o consomem nas primeiras horas da manhã para recuperar as forças após uma longa noite de amor ou de farra.

"Muitos casais vêm depois de uma noite de amor intensa e buscam recuperar as energias com o caldo", conta.

Ela conta que foi sua sogra quem deu a receita e lembra que, desde os tempos dos avós, o "caldo cardán" era servido às mulheres depois do parto para aumentar a produção de leite e aos homens, para lhes dar energia.

Aydé explica que o falo do touro deve ser cozido um dia antes, pois a cocção dura 12 horas, aproximadamente, "porque o nervo é muito duro".
O aparelho reprodutor do touro "deve ser maduro, não de bezerro porque se desfaz, muito menos de touro velho porque demora muito mais a cozinhar", explica.A diretora do Serviço de Nutrição do hospital estatal Operário de La Paz, Miriam Mendoza, conta que a ideia de que este caldo funciona como um "viagra" é um "mito".

"É uma sopa muito nutritiva porque contém muita proteína", explica.

"Seus efeitos são psicológicos", concorda a endocrinologista Elizabeth Nateljan, que trabalha na mesma instituição. "O caldo tem colágeno (molécula proteica) e melhora o estado físico porque tem boa quantidade de calorias", acrescentou.